Viver.
Talvez esta seja a tarefa mais difícil de ser executada com sucesso.
Viver...
Cinco letras que constituem uma palavra com um peso de importância altíssimo.
Não há nada mais valioso, nada mais peculiar, nada mais digno de reverência do que o ato de viver.
Como qualquer outra missão, como qualquer outro desafio, viver tem lá seus perigos. Podemos aleijar nossas emoções, podemos decapitar nossos sentimentos, podemos ter que amputar orgulhos e outros caprichos e mesmo assim temos que continuar a prosseguir. Não é muito plausível abandonar a missão. Não é muito honroso abandonar o navio.
Viver é um segredo. Existe todo um mistério implícito em cada esquina. Temos que nos submeter as diversas facetas e peças que a vida nos prega. Às vezes ela nos ludibria com suas manias pérfidas, com suas tramóias e nós, pobres sobreviventes, apenas acatamos as suas manipulações. Mas não julgue a vida como vilã. Tudo que ela faz é com o único propósito de nos ensinar um novo princípio, de nos obrigar a criarmos uma nova arma que possa nos ajudar a vencer a guerra contra os nossos monstros.
Às vezes os verdadeiros vilões nos nossos percursos somos nós mesmos. Criamos obstáculos com as nossas próprias mãos. É de dentro de nós que surgem as bruxas da limitação, os magos do fracasso e a vida apenas nos aponta os super-heróis que moram inconscientes dentro da gente. Ela é sábia. Ela nos mostra a força adormecida que existe em cada um.
A vida não é tão complexa, ela apenas não tolera exageros.
Não cometa tantos erros. O segredo é ser moderado, sejá lá qual for a situação.
Seja firme, mas não permita tornar-se frio.
Seja bondoso, mas não permita tornar-se tolo.
Seja pacífico, mas não permita que a guerra dos outros mate os seus ideais.
Seja forte, mas não permita tornar-se um carrasco.
Seja fraco, mas não permita tornar-se um alvo.
Seja concentrado, mas não permita tornar-se cego.
Seja transparente, mas não permita tornar-se invisível.
Enfim, seja lá o que for, seja o que você quiser. No fundo, todos nós somos grandes atores. A existência é um teatro. O universo é um palco com 6 bilhões de expectadores. E a vida nada mais é do que a arte cantada, interpretada e encenada com a particularidade de cada um, mas com a essência de uma busca uníssona: a busca pela verdadeira felicidade!
Acredite que vale a pena viver, e a tua convicção ajudará a criar esse fato. (William James)
Nenhum comentário:
Postar um comentário