quinta-feira, 16 de setembro de 2010

0

UMA QUESTÃO DE OPINIÃO...


Nos dias atuais, o assunto do momento é a política. Há debates e polêmicas espalhados por todo lado. Este assunto tem sido discutido em todos os seus aspectos. Quando falávamos de política, a ideia central era o poder legislativo, mas há um outro lado que é constituído pela sociedade e pelas opiniões públicas que andam sendo melhores avaliados.
Talvez essa mudança seja o resultado da inclusão da sociedade no parlamento. Agora é comum ligar a TV no horário político e ver um taxista, um gari, uma dona de casa, defendendo suas candidaturas e apesar da certa satisfação que isso cause, existem aqueles que se opõem a esse novo modelo de política.
Em um determinado debate, o candidato ao cargo do governo de São Paulo Aloizio Mercadante, criticou a candidatura do Palhaço Tiririca. Segundo ele, o voto deve ser direcionado a gente séria. O fato é que durante séculos a política vem sido exercida por grandes militares e pessoas intelectualmente bem preparadas, mas a sociedade continua pregando um caos generalizado. Não há sequer uma área pública que não possua um déficit, e a diferença está somente no fato de que os “palhaços” eleitos usam terno e gravata.
A política não deixará de ser um veículo de seriedade, mas talvez a candidatura desse novo modelo de políticos seja o princípio do verdadeiro avanço social. Ninguém melhor do que o próprio taxista, do que a própria diarista e até mesmo do que o palhaço para saberem de suas reais necessidades.
É óbvio que existem políticos que não vieram da classe baixa, porém realizam um mandato coerente, mas isso só é possível quando se há uma real preocupação com os conflitos alheios e uma intenção verdadeira em minimizá-los.
Enfim, quando tratamos de política, as opiniões se divergem, mas uma verdade é inquestionável. Não se faz a política dentro de um gabinete. A política se constitui na convivência com o problema e na formação de uma tese de resolução que convença, e o melhor de tudo, que funcione.

Nenhum comentário: